terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apple Descarta Samsung como Fornecedor de Chips para iPhone e iPad

Após disputas judiciais em diverso países entre a Apple e Samsung acabaram com a principal relação comercial entre as duas empresas na produção de processadores.



A Apple chegou a um acordo com a taiwanesa Taiwan Semiconducter Manufacturing Company (TSMC) para afabricação de seus próximos chips A6, que podem equipar os futuros iPad 3.


A Samsung até agora foi o principal provedor de tecnologias para a Apple, fabricando itens como memória e os processadores A4 e A5, que equipam o iPhone 4 e iPad 2, respectivamente.

A Apple já havia sinalizado no início do ano que poderia contratar outra empresa para fabricar seus futuros processadores, depois de acusações de vazamento de informações sobre produtos da Apple por funcionários da Samsung, segundo informações do site Info.

Atualmente a Apple utiliza chips desenhados por ela e fabricados pela Samsung com uma tecnologia de 45 nanômetros. Porém, o próximo processador A6, aguardado para 2012, deverá ser fabricado em 28 nanômetros pela TSMC e trará suporte a tecnologias 3D e será baseado na arquitetura ARM.

De acordo com a Info, a TSMC possui menos capacidades técnicas e limites de produção que a Samsung, e por isso possivelmente precisará de parcerias com as empresas Siliconware Precision Industries (SPIL) e Amkor Technology para que consiga atender a demanda da Apple.

Batalha Judicial

E enquanto isso, a batalha judicial entre Apple e Samsung prossegue. Nesta segunda-feira aSamsung entrou com uma ação contra a Apple na Austráliapor violar sete patentes de tecnologia wireless.

A Samsung já abriu processos contra a Apple por causa de patentes na Coreia do Sul, Japão e Alemanha.

No início deste mês, a Justiça da Alemanha atendeu a um pedido da Apple para proibir as vendas do Galaxy no país.

Os aparelhos da linha Galaxy são vistos como os principais rivais dos dispositivos móveis da empresa norte-americana.

Em uma batalha mundial sobre propriedade intelectual, a Apple alega que a linha Galaxy de smartphones e tablets copia "nos mínimos detalhes" o iPhone e o iPad, segundo a agência Reuters.

As duas empresas travam uma batalha por patentes na justiça desde abril deste ano. Até o momento nenhuma das ações foi julgada definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário