terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apple Descarta Samsung como Fornecedor de Chips para iPhone e iPad

Após disputas judiciais em diverso países entre a Apple e Samsung acabaram com a principal relação comercial entre as duas empresas na produção de processadores.



A Apple chegou a um acordo com a taiwanesa Taiwan Semiconducter Manufacturing Company (TSMC) para afabricação de seus próximos chips A6, que podem equipar os futuros iPad 3.


A Samsung até agora foi o principal provedor de tecnologias para a Apple, fabricando itens como memória e os processadores A4 e A5, que equipam o iPhone 4 e iPad 2, respectivamente.

A Apple já havia sinalizado no início do ano que poderia contratar outra empresa para fabricar seus futuros processadores, depois de acusações de vazamento de informações sobre produtos da Apple por funcionários da Samsung, segundo informações do site Info.

Atualmente a Apple utiliza chips desenhados por ela e fabricados pela Samsung com uma tecnologia de 45 nanômetros. Porém, o próximo processador A6, aguardado para 2012, deverá ser fabricado em 28 nanômetros pela TSMC e trará suporte a tecnologias 3D e será baseado na arquitetura ARM.

De acordo com a Info, a TSMC possui menos capacidades técnicas e limites de produção que a Samsung, e por isso possivelmente precisará de parcerias com as empresas Siliconware Precision Industries (SPIL) e Amkor Technology para que consiga atender a demanda da Apple.

Batalha Judicial

E enquanto isso, a batalha judicial entre Apple e Samsung prossegue. Nesta segunda-feira aSamsung entrou com uma ação contra a Apple na Austráliapor violar sete patentes de tecnologia wireless.

A Samsung já abriu processos contra a Apple por causa de patentes na Coreia do Sul, Japão e Alemanha.

No início deste mês, a Justiça da Alemanha atendeu a um pedido da Apple para proibir as vendas do Galaxy no país.

Os aparelhos da linha Galaxy são vistos como os principais rivais dos dispositivos móveis da empresa norte-americana.

Em uma batalha mundial sobre propriedade intelectual, a Apple alega que a linha Galaxy de smartphones e tablets copia "nos mínimos detalhes" o iPhone e o iPad, segundo a agência Reuters.

As duas empresas travam uma batalha por patentes na justiça desde abril deste ano. Até o momento nenhuma das ações foi julgada definitivamente.

Nova geração de dirigíveis vai cruzar os céus a partir de 2014.

Empresa britânica Hybrid Air Vehicles aposta no baixo custo do transporte


A partir de 2014 vão poder voltar a ver-se nos céus aeronaves dirigíveis. Tal como os zeppelins das primeiras décadas do século XX, e outros dirigíveis, os novos aeronaves que estão a ser concebidas pela companhia Hybrid Air Vehicles (HAV) têm como princípio básico utilizar gás mais leve do que o ar.

A capacidade técnica para se mover em espaços onde transportes convencionais têm problemas é a mais-valia destes HAV. A nova geração de aeróstatos será utilizada em zonas geladas para o transporte de produtos a custos relativamente baixos.



Depois de terem feito sucesso e provocado admiração nas primeiras décadas do século XX, a insegurança do transporte votou-o ao esquecimento. Passaram a ser utilizados somente para fins publicitários ou para investigações científicas.

Estes veículos modernos utilizam o princípio híbrido, ou seja, tanto a aerodinâmica como a tecnologia “mais leve do que o ar” para gerar a sustentação. Aproximadamente 60 por cento da elevação é aerostática (sustentabilidade a hélio). A restante percentagem é aerodinâmica, gerada a partir do formato do veículo

Além da vantagem de poder dirigir-se para pontos geográficos difíceis, estas aeronaves têm também o factor económico do seu lado. Os custos de viagem por terra ou a contratação de voos são geralmente muito altos.

A empresa britânica propõe criar um sistema de voo barato e prático utilizando dirigíveis que podem transportar até 50 toneladas de peso a um quarto de custo dos meios convencionais.

Zonas geladas de exploração de minérios como a Gronelândia, o Canadá ou a Sibéria já se mostraram interessadas no projecto.