quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nasa acompanha satélite que deve cair em breve na Terra

A nave Discovery transportou em 1991 este satélite de seis toneladas, projetado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição
Os cientistas da Nasa calculam que o satélite irá se despedaçar ao entrar na atmosfera



A nave Discovery transportou em 1991 este satélite de seis toneladas, projetado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição.

Os cientistas da Nasa calculam que o satélite irá se despedaçar ao entrar na atmosfera, mas asseguraram que, embora não se desintegrem todas suas peças, as probabilidades que possam pôr em risco a vida dos cidadãos é "extremamente pequena".

Neste sentido indicou que as chances de um objeto espacial ferir uma pessoa durante sua queda, é menos de uma em dez mil.

De fato, afirmam que desde o início da era espacial não se confirmou nenhum caso no qual uma pessoa tenha ficado ferida por um objeto espacial durante a manobra de sua chegada.

A Nasa acompanha a trajetória do satélite junto com outras agências espaciais estrangeiras e informará sobre o movimento do objeto espacial a medida que esse se aproximar da Terra.

Estava previsto que chegasse no fim de setembro ou início de outubro mas, segundo explicaram os cientistas, espera-se que sua chegada seja antecipada devido a um forte aumento na atividade solar esta semana.